OTICS MANGUINHOS

AV. Dom Hélder Câmara n° 1390, Manguinhos
Tel: 2201-4377

VISITANTES ONLINE

agenda

Oficina de (re)qualificação do processo de trabalho dos ACS no cadastramento pela Ficha A

Nesta quinta-feira, dia 18 de setembro, de 13h às 17h, realizou-se oficina para todos os Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, na Biblioteca Parque de Manguinhos.
Exibindo 2014-09-18 14.20.08.jpg

De acordo com Isabella Koster, Apoiadora da Educação na Saúde e Renata dos Santos Rabello, Assistente de Pesquisa do PDTSP-TEIAS, o objetivo da oficina foi refletir sobre o processo de trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no cadastramento das famílias para balizamento do conceito e tipologias de famílias, e conceitos das variáveis mais relevantes; e identificar as facilidades e dificuldades durante o cadastro.

Essa oficina é fruto de uma cooperação entre a gestão do Teias - Escola - Manguinhos e a equipe de pesquisa responsável pelo Inquérito Domiciliar da Rede PDTSP-TEIAS, mobilizados pelas análises dos dados do cadastro das famílias produzidas no processo de (Re) Territorialização das áreas das equipes e pelo inquérito, através do projeto intitulado “ANÁLISE DA QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE ATENÇÃO BÁSICA (SIAB) EM MANGUINHOS: UMA PERSPECTIVA COMPARATIVA COM UM INQUÉRITO DE SAÚDE” . O projeto é coordenado pela equipe da pesquisadora Marilia Sá Carvalho e apoiado pelo Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Pública (PDTSP/Fiocruz), programa de fomento da Vice Presidência de Pesquisa e Laboratório de Referencia (VPPLR/Fiocruz).

Os ACS possuem como uma de suas principais atribuições, segundo a Política Nacional de Atenção Básica, cadastrar e manter atualizado os dados da famílias e domicílios de sua micro área de atuação na Estratégia Saúde da Família.

Segundo o Analista de Sistemas da equipe de informação do TEIAS, Nelithon Rangel, a Ficha A é o instrumento utilizado pelos ACS para registro destes cadastros. Ela possui um conjunto de variáveis que englobam a identificação pessoal, familiar, do domicílio, dados socioeconômicos, entre outros.

O produto obtido na oficina será analisado com o intuito de realizar outros desdobramentos inerentes a (re)qualificação do processo de trabalho dos ACS, como por exemplo, treinamentos mais específicos sobre todos os campos da Ficha A, que já pode ser observado durante esta atividade.

Exibindo 2014-09-18 14.21.39.jpg

Renata Rabello, Isabella Koster, juntas com Giselle Marques e Daniela de Jesus, apoiadoras da equipe de informação do TEIAS, atuaram como facilitadoras da oficina.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário