OTICS MANGUINHOS

AV. Dom Hélder Câmara n° 1390, Manguinhos
Tel: 2201-4377

VISITANTES ONLINE

agenda

Dicas do comprometimento nervoso da Hanseníase com a fisioterapeuta Lilian Pinheiro

Exibindo DSC07422_3.jpg
Nesta quinta-feira, a fisioterapeuta Lílian Pinheiro participou da oficina de Hanseníase, no auditório do Museu da Vida, de 13h30 às 17h.

De acordo com Lílian Pinheiro, a Hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae, que afeta a pele e os nervos periféricos causando distúrbios motores e de sensibilidade.

É considerada um problema de saúde pública devido ao seu alto potencial para produzir deformidades e incapacidades principalmente nos olhos, mãos e pés. Estas incapacidades limitam os indivíduos acometidos para as suas atividades de vida diária e de trabalho e são responsáveis pelo estigma e preconceito associados a esta doença, explica Lílian.

Para Lílian, o diagnóstico precoce é fundamental para a prevenção de incapacidades e este é o principal motivo para a realização desta campanha que será feita neste momento, com crianças de 4 a 15 anos das escolas das áreas programáticas (AP) 1.0, 3.1 e 3,3.

Pretendemos treinar os profissionais que atuarão no mutirão para exame das crianças que será feito no dia 11/09, através desta oficina, onde abordaremos o panorama da Hanseníase no município do RJ através de indicadores epidemiológicos, com a Dr. Rilza, quando suspeitar da doença (sinais e sintomas), com o Dr José Augusto e como realizar o exame dermatoneurológico, com o Dr. José Augusto e Fisiotetapeuta Lilian Pinheiro, conclui Lílian.

A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário