OTICS MANGUINHOS

AV. Dom Hélder Câmara n° 1390, Manguinhos
Tel: 2201-4377

VISITANTES ONLINE

agenda

Campanha de vacinação contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola dia 20 de Setembro

No sábado, dia 20 de setembro, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) e a Clínica da Família Victor Valla (CFVV) realizarão campanha de vacinação contra doenças exantemáticas, com enfoque no sarampo, de 8h às 17h, para pessoas com idade entre 1 ano e 49 anos.
Exibindo Revisão Doenças Exantemáticas com enfoque no Sarampo.jpg
Descrição do Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo ser grave, evoluir com complicações infecciosas e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.
Todo paciente que apresentar febre (alta) e exantema maculopapular, (pintas tipo rubéola) acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e da situação vacinal deve ser considerado como caso suspeito de SARAMPO. Importante investigar história de viagem recente (07 a 18 dias) a locais com circulação do vírus do sarampo.
Período de incubação
Geralmente de 10 dias (variando de 7 a 18 dias) desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema*¹
Modo de transmissão e período de transmissibilidade
Pessoa a pessoa através de secreções nasofaríngeas, expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O período de transmissibilidade é de 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema, até 4 dias após. O período de maior transmissibilidade ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início do exantema.
*¹ Tempo recomendado pelo Guia de Vigilância, podendo se estender de acordo com a avaliação do caso.
Todo caso suspeito deverá ser notificado IMEDIATAMENTE com o Serviço de Vigilância em Saúde (SVS) de sua área de abrangência. Os casos suspeitos só serão confirmados e ou descartados a partir da realização de exame laboratorial especifico no Laboratório Regional de Referência. Desta forma é fundamental, o contato imediato com o Serviço de Vigilância em Saúde (SVS) que orientará todos os procedimentos relacionados a realização dos exames.
A colaboração de toda a rede de saúde do território é de fundamental importância para a oportunidade de implementação das ações específicas de Vigilância em Saúde.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário