OTICS MANGUINHOS

AV. Dom Hélder Câmara n° 1390, Manguinhos
Tel: 2201-4377

VISITANTES ONLINE

agenda

Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Fundação Oswaldo Cruz promove Educação em Saúde em creche comunitária

No mês de novembro, em mais uma ação de Educação em Saúde, o Responsável Técnico de Enfermagem da unidade, Júlio Bordignon, conversou sobre pediculose (piolho) com pais e profissionais da Sociedade Independente de Cultura e Aprendizagem de Manguinhos (SICAM), localizada na comunidade Vila Turismo.

Exibindo piolho 2.jpg

Durante o encontro, Júlio informou aos pais que a transmissão da infecção se dá através de contato direto ou indireto (escovas de cabelo, roupas etc). Quando a criança está infestada de piolhos, a coceira é tão intensa que pode provocar pequenos ferimentos na cabeça.

No tratamento, é preciso também retirar as lêndeas, por exemplo com pente fino, pois os medicamentos só matam os piolhos. Se as lêndeas continuarem nos cabelos, a criança voltará a ter piolhos, afirma Júlio.

Exibindo piolho 1.jpg

Pediculose é o termo técnico-científico para a infestação por piolhos no corpo humano. Tal infestação, devido à facilidade de contágio e sua magnitude, é considerada um desafio para a Saúde Coletiva, visto que é grande o número de pessoas com este agravo, apesar de ser de fácil prevenção e tratamento.

De acordo com o Responsável Técnico de Enfermagem, Júlio Bordignon, as escolas são os locais mais comuns para se encontrar pessoas com a pediculose. Um significativo número está localizado em áreas assistidas por equipes da Estratégia de Saúde da Família, as quais tem como algumas de suas atribuições promover a saúde dos grupos da população que circulam/vivem no território onde atuam.

Uma das ferramentas utilizadas pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família para promover a saúde é a prática de Educação em Saúde, a qual visa o empoderamento dos grupos da população ao problematizar um tema e estimular a reflexão coletiva, articulando o saber popular com o técnico-científico. O resultado desta prática é a formação de um conceito devidamente embasado que subsidie a autonomia do cidadão para gerenciar seu auto cuidado, afirma Júlio.

Logo, se a Estratégia de Saúde da Família deve desenvolver atividades de promoção da saúde para os grupos da população existentes no território onde atuam, a Educação em Saúde em creches e escolas deve ser uma prática rotineira quando a temática for, por exemplo, a pediculose. Esta ação contribuirá para o acesso de pais e professores às informações referentes aos cuidados preventivos (orientações de higiene e de não compartilhamento de pentes e adereços para a cabeça) e tratamento correto desta infestação. Associado a isso, a garantia do diagnóstico e o acesso ao tratamento adequado para a pediculose aos frequentadores destes espaços coletivos completam esta atividade. Vale lembrar que o tratamento com medicamentos mata somente os piolhos, mas as lêndeas, que são os ovos deste parasita, também merecem atenção e devem ser removidas manualmente, conclui Júlio.


# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário