OTICS MANGUINHOS

AV. Dom Hélder Câmara n° 1390, Manguinhos
Tel: 2201-4377

VISITANTES ONLINE

agenda

Centro de Saúde Escola da Fiocruz Promove Oficina Artesanal com Materiais Recicláveis

Nesta manhã o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), em parceria com o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA), promoveu oficina de material reciclável na sala de espera da unidade com o morador da comunidade Embratel, Fernando Manuel da Silva.

As atividades acontecem a cada quinze dias, sempre às segundas-feiras, das 9h às 11h. Em cada uma delas se produz um objeto diferente com destes materiais.

Entre os produtos desenvolvidos estão: porta-retratos, sacolas, bolsas, carteiras, porta trecos, descanso de prato, enfeites, bloco de papel, entre outros. Os usuários que tem interesse em participar das oficinas podem trazer objetos limpos como: jornais, garrafas pet, caixas de leite e de suco, retalhos de tecido e de elástico, e papel de presente.

Estas práticas estão vinculadas a ações de ensino e pesquisa que pertencem ao Projeto de Pesquisa intitulado "O Fortalecimento de Espaço Público de Saúde: avanços e desafios de práticas realizadas na sala de espera do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria", aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).
 Tem uma equipe multidisciplinar, inclusive envolvendo alunos, sendo: Inês Reis (CSEGSF/Naecos e coordenadora do projeto), Natanael dos Santos (DSSA - coordenador das oficinas artesanais), Idenalva Lima (CSEGSF), Gilberto Reis (CSEGSF/Naecos), Luciana Eugênio (ACS - Estratégia da Saúde da Família), Mirian Sena (CSEGSF), Beatriz Oliveira (estagiária do Provoc), Eliane Vianna (CSEGSF), Maria de Fátima Tavares (DAPS), Annibal Amorim (Vice Presidência) e Mônica Senna (UFF).

As Oficinas Artesanais têm como principais objetivos: incentivar o desenvolvimento de habilidades pessoais, o exercício da autonomia e da participação social; valorizar o cuidado ambiental e a economia doméstica; e contribuir para a reorientação do serviço, a partir de práticas que busquem os referenciais da promoção da saúde.

Confira a programação para o mês de junho:

08/06 – Balão de festa junina de jornal

22/06 – Lanterninha de festa junina de revista




# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário