OTICS MANGUINHOS

AV. Dom Hélder Câmara n° 1390, Manguinhos
Tel: 2201-4377

VISITANTES ONLINE

agenda

Outubro Rosa, 31 Dias Sobre a Importância da Detecção Precoce do Câncer de Mama - AP 3.2

A CF Emygdio Alves Costa Filho recebeu hoje a tocha  Olimpíada da Mulher passada pela a CF Sérgio Nicolau Amin, ambas unidades da AP 3.2, foi realizado uma caminhada juntamente com os educadores físicos do Programa Academia Carioca Cada, a tocha foi repassada por toda unidade. Para marcar o Outubro Rosa, será realizada I Olimpíadas da Mulher, pela Saúde feminina, uma realização da Cap 3.2, com suas 19 unidades, em parceria com uma unidade da Cap 1.0 (CF Dona Zica), apoio do Programa Academia Carioca, GRES Mangueira e Instituto Mangueira do Futuro. 

A adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa" vem aumentando a cada ano, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. 

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.
Mais comum entre as mulheres, a maioria dos casos de câncer de mama tem sido diagnosticados já em estágios avançados. A doença é causada pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno. Os sintomas consistem em alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Secreção no mamilo e nódulo (caroço) endurecido e fixo no seio, geralmente indolor, também são sinais de alerta. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila e no pescoço.
Detecção precoce – Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), uma das formas detecção precoce do câncer de mama é a mamografia. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres entre 50 e 69 anos realizem mamografia a cada dois anos, mesmo que não tenham alterações.
As mulheres devem ter suas mamas examinadas pelo médico(a) ou enfermeiro(a) como parte de seu exame físico. No exame clínico das mamas o profissional observa e apalpa as mamas da paciente na busca de nódulos ou outras alterações . 
A mamografia é a radiografia da mama capaz de mostrar lesões em fase inicial e até muito pequenas (milímetros) e assim, permite a detecção precoce do câncer de mama. Segundo o INCA, o exame é realizado em um aparelho de raio X apropriado, o mamógrafo. Nesse aparelho, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável.
Fatores de risco – Entre os fatores de risco de câncer de mama estão a primeira menstruação precoce (antes dos 12 anos), a menopausa tardia (após os 50 anos), a primeira gravidez após os 30 anos ou não ter tido filhos e ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos. O sedentarismo, excesso de peso, consumo de bebida alcóolica e exposição frequente a radiações ionizantes também aumentam o risco de desenvolver a doença.
A hereditariedade é responsável por 10% do total de casos. Mulheres com história familiar de câncer de mama e ovário, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos apresentam maior risco de desenvolver a doença. A mulher que possui um desses fatores genéticos tem risco elevado para câncer de mama. É recomendado que essa mulher converse com o médico para avaliação do risco e conduta a ser seguida.
A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá necessariamente câncer de mama. As mulheres, de todas as idades, devem ser orientadas a olhar, palpar e sentir suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, procure uma unidade de saúde.
Mais informações clique aqui!


Rota da Tocha Olímpica:

01/10 - CF Herbert José de Souza
02/10 - CF Bibi Vogel
03/10 - CMS Ariadne Lopes de Menezes
05/10 - CMS Rodolpho Rocco
06/10 - CF Barbara Starfield
07/10 - CF Sérgio Nicolau Amin
08/10 - CF Emygdio Alves Costa Filho
09/10 - CMS Eduardo Vilhena leite
10/10 - CMS Milton fontes Magarão
13/10 - CMS Cesar Pernetta
14/10 - CMS Dr. Carlos Gentille de Mello
15/10 - CMS Professor Antenor Nascentes
16/10 - CF Edney Canazaro de Oliveira
17/10 - CF Izabel dos Santos
19/10 - CMS Dr. Renato Rocco
20/10 - CF Anthidio Dias da Silveira
21/10 - CF Anna Nery
22/10 - CF Carioca
23/10 - CF Dona Zica , CMS Tia Alice e Vila olímpica da Mangueira








# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário